Agir e Calar

abr 15, 2025

Encontro da Família de Murialdo da Serra Gaúcha fortalece laços e renova a missão

WhatsApp Image 2025-04-13 at 14.48.04

No dia 12 de abril, a Família de Murialdo (FdM) da Serra Gaúcha viveu um momento especial de comunhão, formação e renovação espiritual durante o encontro que reuniu religiosos, consagradas e leigos em torno do carisma murialdino. Com a presença dos Pe. Alejandro Bazán e do Pe. Antônio Barone (ambos do Conselho Geral dos Josefinos de Murialdo, vindos de Roma), o evento reforçou os laços da FdM e reacendeu a chama da missão educativa entre os jovens.

O encontro, realizado no Murialdo-Caxias, contou com a participação de representantes da Família de Murialdo de Ana Rech, Fazenda Souza, Santa Fé e Centro, como: Religiosos Josefinos, Irmãs Murialdinas, Instituto Secular Murialdo (ISMUR), leigos amigos de Murialdo, Mães Apostólicas, lideranças dos Colégios, Obras Sociais e Paróquias. 

Um momento marcante foi a reflexão conduzida pelo Pe. Alejandro Bazán, que destacou: "O carisma murialdino não é uma garrafa de água estagnada, mas um rio que corre, fecunda e transforma a história. Não somos chamados a guardar cinzas, mas a reavivar o fogo que Murialdo acendeu!". Com palavras inspiradoras, ele lembrou que toda vocação é um chamado à santidade e que o carisma é um dom partilhado para educar os jovens com misericórdia, humildade e espírito de família – seguindo o exemplo de São José.

A programação incluiu ainda de Café de Recepção e Integração; Acolhida e apresentação dos participantes, conduzida pelo Provincial dos Josefinos, Pe. Lidio Roman; Oração inicial conduzida por Moema Moema Muricy, que enfatizou a força da espiritualidade como alicerce da missão; Celebração Eucarística na Igreja Matriz, que uniu os participantes em torno do mesmo ideal; Almoço de confraternização, organizado pela AAMur e comunidade CTS, onde os laços de fraternidade se fortaleceram.

O clima foi de alegria, esperança e renovação e o encontro encerrou com o convite a todos – religiosos e leigos – para que sejam "peregrinos e educadores de esperança", levando adiante o legado de Murialdo com criatividade e coragem.