Agir e Calar

mai 17, 2024

Ordenações diaconais: Leandro Gonçalves de Freitas, Ricardo Rodrigues Lima e Sebastião Souza da Silva

Josefinos

Após a realização dos Exercícios Espirituais, os religiosos josefinos Leandro Gonçalves de Freitas, Ricardo Rodrigues Lima e Sebastião Souza da Silva foram ordenados diáconos para o serviço do Povo de Deus. A celebração ocorreu no dia 13 de janeiro de 2024, às 18 horas, na Igreja Matriz da Paróquia São Leonardo Murialdo (Caxias do Sul - RS), com imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar de Porto Alegre. O lema escolhido pelos religiosos que os conduzirá neste ministério fora retirado do Evangelho de Lucas 24,32: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?”.

A ordenação diaconal contou com a presença dos 45 religiosos josefinos que se encontravam em retiro anual, de leigos oriundos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília; além de familiares que vieram do Ceará para celebrar a data tão importante. Em seu pronunciamento, o Diácono Leandro, em nome dos três ordenados, pontuou acerca do serviço que compete ao diácono e agradeceu a todos os que estavam presentes, como os amigos e familiares que acompanharam através da transmissão realizada pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul. “Que serviço que o Senhor nos confiou hoje seja vivido na alegria, singeleza de coração e compromisso com os mais pobres. [...] O que seriam de nossas vocações sem o testemunho de nossos pais e mães, assim como a oração e incentivo de nossos irmãos? [...] Diante de tão grande mistério só nos resta agradecer ao Bom Deus e render louvores pelo dom de nossa vocação, nosso coração transborda de alegria em estar dando o que temos de mais precioso: o nosso SIM”, pontuou.

Atualmente, os três diáconos cursam o sétimo semestre de Teologia na PUC/PR, em Londrina (PR).

CONHEÇA OS DIÁCONOS:

FRATER LEANDRO GONÇALVES DE FREITAS: nasceu em Uruburetama (CE e iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José em 2012, na comunidade de Fortaleza. Após um ano de estudo do carisma (Noviciado) foi aprovado, emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza no dia 10 de janeiro de 2015. No dia 21 de janeiro de 2022, recebeu o ministério de Leitor na capela do Seminário de Fazenda Souza em Caxias do Sul. Em 29 de outubro de 2022, recebeu o ministério de Acólito na capela São Leonardo Murialdo em Londrina (PR) e no dia 05 de novembro de 2022, professou os votos perpétuos na Congregação de São José. 

FRATER SEBASTIÃO SOUZA DA SILVA: nasceu em General Sampaio (CE), em 07 de março de 1991. Sua jornada na Congregação de São José começou em 2013, em Fortaleza. Em 2014, entrou no postulantado em Londrina (PR) e, em 2015, ingressou no noviciado em Caxias do Sul – RS, onde emitiu seus primeiros votos em janeiro de 2016. Após, Frater Sebastião fez o primeiro ano de Magistério em Ana Rech (Caxias do Sul – RS). Nos anos seguintes, estudou filosofia no Instituto São Boaventura e na Universidade Católica de Brasília. Em 2020, fez mais um ano de Magistério em Santa Fé, Caxias do Sul (RS). Em 2021, ingressou no Teologado em Londrina (PR) e recebeu o Ministério de Leitor em janeiro de 2022 e o Ministério de Acólito em em janeiro de 2023. Em 07 outubro de 2023, professou seus votos perpétuos na Congregação de São José.

FRATER RICARDO RODRIGUES LIMA: natural de Itapipoca (CE). No ano de 2013, ingressou na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. Emitiu os Primeiros Votos Religiosos no dia 10 de janeiro de 2016 em Caxias do Sul e professou os Votos Perpétuos no dia 07 de outubro de 2023 em Londrina (PR). Entre os anos de 2018 a 2020, atuou na Obra Social do Centro Técnico Social situada em Caxias do Sul, trabalhando com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com os programas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Jovem Aprendiz. No dia 31 de março de 2022 recebeu o ministério de Leitor em Londrina e em 21 de janeiro de 2023, o ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza.