Agir e Calar

out 29, 2024

Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza é Ordenado Diácono em Caxias do Sul

Capa



A Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e a Família de Murialdo celebraram com alegria a ordenação diaconal do Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza no último domingo, 27 de outubro de 2024. A cerimônia, presidida por Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, teve lugar na Paróquia de São Leonardo Murialdo, no Centro de Caxias do Sul. A solenidade foi acompanhada por sacerdotes da Congregação e da diocese, religiosas, seminaristas, leigos e membros da comunidade. A mãe de Juan Camilo, Elaine Hinestroza, viajou da Colômbia para presenciar este momento especial na vida do filho.
Em sua homilia, Dom José Gislon destacou a missão de serviço inerente ao ministério diaconal. “O Diácono é servo da comunhão que vem do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esta comunhão se anuncia pela Palavra a todas as pessoas, se torna visível na comunhão com os pobres e se celebra ao partir do Pão”, declarou o bispo. Ele ressaltou que o diácono é chamado a ser um “servo de comunhão em meio aos pobres” e a viver o testemunho do serviço como dom e entrega de si mesmo, seguindo o exemplo de Cristo Servo.
O lema escolhido por Frater Juan Camilo para a sua ordenação foi inspirado no Evangelho de Lucas: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27), evidenciando o espírito de serviço que norteia sua vida e vocação.
Durante os agradecimentos, Frater Juan Camilo expressou sua gratidão a Deus pela vida e pela vocação, lembrando que "é Ele quem nos reúne para celebrarmos a nossa fé e a nossa ação de graças". Ele ressaltou que a celebração não se restringe apenas ao Bispo ou ao neo-diácono, mas é fruto da comunidade de fiéis reunida, unindo o Povo de Deus em uma unidade espiritual.
Em uma reflexão sobre sua jornada, Frater Juan Camilo compartilhou a inspiração que carrega de sua terra natal, repleta de agricultores e pescadores, destacando os desafios enfrentados: dificilmente se pega peixe na beira da praia... os pescadores têm que ir mar adentro, para águas mais profundas. “Servir ao Senhor nos leva para lugares jamais pensados... poucas vezes fui pescar, mas posso dizer que conheço muito bem os desafios dessa jornada”, disse, em alusão aos caminhos da fé que escolheu trilhar.

JUAN CAMILO LOZANO HINESTROZA:
Nasceu em 13 de maio de 1991, em Bahía Solano, Chocó, na Colômbia. Sua trajetória religiosa começou em 2010, quando iniciou seus estudos em Filosofia em Chocó. Em 2018, após completar seu Postulado e Noviciado, Juan Camilo fez seus Primeiros Votos. De 2019 a 2022, dedicou-se ao estudo da Teologia em Londrina (PR). Desde 2023, ele realiza seu Magistério em Caxias do Sul (RS), onde atualmente está no 2º ano de formação. No dia 22 de setembro, professou os Votos perpétuos em Londrina (PR). Com uma profunda experiência de Deus e um coração cheio de simplicidade, Juan Camilo assumiu o diaconato, como “aquele que serve”.